10ª SESSÃO ORDINÁRIA PODER LEGISLATIVO (CASA MANOEL JOAQUIM DA SILVA).
Durante a sessão ordinária realizada na noite da quarta-feira, 12/04/2023 na câmara municipal de vereadores de Cupira-PE foram votados (7) sete requerimentos. REQUERIMENTO 042/2023. REQUEIMENTO 043/2023. Autoria da vereadora Elissandra Lins. Onde a vereadora se dirigiu a tribuna para defender o requerimento 042/2023, relatando que o PSF do bairro Santo Antônio precisaria de um vigilante para manter segurança do local. Uma vez, que já tinha havido danos ao local com furtos e acrescentou ainda, fosse construído um muro em torno do PSF para evitar evasões de pessoas de má índole. Justificando os valores matérias. Tipo: PRONTUÁRIOS, MEDICAMENTOS, E INSTRUMENTOS DE USO PROFISSIONAIS. Dando continuidade, a vereadora Elissandra Lins, fez uso da palavra para defender o requerimento 043/2023. A vereadora explica que o sistema de drenagem do loteamento BAIRRO SANTO ANTÔNIO, encontra-se em estado precário. Sendo assim, solicitou providências a secretaria de infraestrura para que o problema fosse resolvido antes do período chuvoso. Em seguida o presidente Emerson Ferreira Calado colocou em votação os (2) dois requerimentos, 042/2023 e 043/2023, em votação que foram aprovados por unanimidade.
Dando sequências aos Trabalhos da reunião ordinária o presidente apresentou o requerimento 044/2023, do vereador Ednaldo Antônio. Por sua vez, o vereador se dirigiu tribuna para relatar a necessidade da comunidade da VILA ALTO DO MEIO. Na sua explicação, o vereador fala que foi procurado pelos “moradores criadores de gado”. Pois, na região precisava-se de uma CARREGADEIRA E UM CURRAL, para auxiliar os criadores de gado da localidade. Diante da necessidade o vereador solicitou ao poder executivo para que fosse revisto com bons olhos a região e assim viesse a ser construído, atendendo a demanda local. Sequenciando, o presidente colocou em votação o requerimento 044/2023, em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Sequenciando a sessão ordinária, o presidente apresentou os requerimentos 045/2023 e 046/2023. Ambos de autoria do vereador José Edvan. Depois de apresentados, o vereador autor, ocupou a tribuna para fazer notório. Sobre o requerimento 045/2023. Que por sua vez Iniciou que foi procurado por profissionais da educação e outros seguimentos, o informando que quando precisava se ausentar das suas atividades, por razões de doenças próprias ou levar seus filhos aos médicos, mesmo apresentando o atestado, teria que pagar horas trabalhadas para compensar suas faltas. Indignado, o vereador José Edvan, solicitou da secretaria de educação explicações relacionados às questões em pauta. Aproveitando a ocasião, o vereador José Edvan mencionou falar da importância do requerimento 046/2023. Explicando da importância do executivo tomar providências com relação a remuneração das pessoas que reciclavam no lixão. Durante sua fala, o vereador relata que desde janeiro do atual ano 2023, os cadastrados não receberam os benefícios estipulados pelo executivo. Ao terminar sua fala, os requerimentos foram postos em votação. E assim os foram votados por unanimidade.
Continuando a sessão ordinária, o vereador presidente, Emerson Ferreira Calado, solicitou ao primeiro secretário David Amorim para ocupar a cadeira de presidente para o mesmo usasse da tribuna e assim apresentasse (2) dois requerimentos da sua autoria. Desta forma. O vereador presidente. Utilizou da tribuna para explicar da importância dos seus respectivos requerimentos. Dando sequencia a sua fala presentou o requerimento 047/2023, direcionado e solicitando ao prefeito interino EDUARDO LIRA, que desse a devida atenção ao projeto da cobertura da quadra poliesportiva da VILA LAGE DE SÃO JOSÉ. para que fosse enviado aos deputados federais, André Ferreira e ao Deputado José Mendonça Filho e ao Deputado estadual Henrique Queiros, solicitando emenda. Explicou da importância da cobertura, uma vez que beneficiaria a comunidade local. Do mesmo modo, o vereador presidente sequenciou o segundo requerimento 048/2023, para que fosse encaminhado ao órgão competente COMPESA no recife. Todavia, o projeto relata do tratamento de água da VILA LAGE DE SÃO JOSÉ. Sendo assim, os requerimentos foram parabenizados e aprovados por todos os vereadores.